domingo, 26 de fevereiro de 2012

Encruzilhada da Liberdade





Observe-se que, tanto no primeiro como no segundo documento, o termo "raça" aparece como definidor da condição do liberto . Finda a escravidão, as elites baianas recorreram mais intensamente ao conceito de raça como critério classificatório dos novos cidadãos.
Embora equiparadas em sua condição civil, as pessoas diferenciavam-se ( ou deveriam ser consideradas desiguais ) segundo sua classificação racial . A concepção de raça era perfeita para quem pretendia reforçar e manter intactas as antigas hierarquias. E, mais que isso , podiam-se justificar novas políticas de controle não apenas os que emergiram da escravidão, mas sobre toda a população afro-descendente. As novas políticas de exclusão racial começavam a se delinear.

Leia mais no Livro (Encruzilhadas da Liberdade : Histórias de Escravos e libertos na Bahia 1870 - 1910 ) de Walter Fraga Filho .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Creative Commons License
Preta é minha cor! by Nabby Clifford is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. BlogBlogs.Com.Br Add to Technorati Favorites