terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Gandhi – Atleta da Liberdade

Mahatma Gandhi (1869 – 1948) se formou em direito na Inglaterra. E quando voltou para a Índia foi chamado para trabalhar na África do Sul.
Com uma passagem de trem para primeira classe e vestido como um advogado britânico, usava uma sobrecasaca, chapéu-coco, e sapatos de couro. Quando um homem branco entrou em seu compartimento, ele chamou o cobrador, que então disse a Gandhi que ele tinha de ir para a seção dos coolies (negros) ou “de cor”. Gandhi protestou e mostrou seu bilhete de primeira classe e mesmo assim foi expulso do trem. Naquela noite, jurou a si mesmo reformar as leis da África do Sul, onde atuou por 20 anos defendendo os direitos dos hindus.

Leia mais em: Gandhi, Athlète de la liberté / Catherine Clément


“Você não deve fortalecer as correntes que te prendem nem o muro que te aprisiona.” (Gandhi)

Quando criamos um “Movimento Negro” estamos realizando o sonho dos negreiros escravizadores e frustrando o sonho dos abolicionistas.

Ano passado, conheci um turista indiano no Rio de Janeiro, que me confirmou, que a palavra “negro” só é usada para ofender as pessoas na Índia.


Preta é minha cor!
Com respeito,
Nabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Creative Commons License
Preta é minha cor! by Nabby Clifford is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. BlogBlogs.Com.Br Add to Technorati Favorites