sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Zumbi ou Zambi?

Todos nós sabemos que escravidão foi uma barbaridade, um crime contra a humanidade. E por isso a UNESCO designou o dia 23 de agosto como dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição.
No Brasil, hoje é comemorado o dia da “Consciência Negra”, no dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi degolado e teve seu corpo exposto em praça pública.


Na época, soldados portugueses capturaram uma criança chamada Zambi e a entregaram para um padre, que lhe batizou Francisco. Aos quinze anos, o até então Francisco foge para o Quilombo dos Palmares e passou a adotar o nome Zumbi.

Mas o seu verdadeiro nome era Zambi, que vem do africano kimbundu “nzambi” e significa Deus. O motivo que o fez adotar o nome Zumbi não se sabe ao certo, diz – se que foi para intimidar os portugueses.

O significado do nome Zumbi no dicionário Aurélio: s.m. Bras. Fantasma que vagueia nas casas a horas mortas, segundo a superstição afro-brasileira. / Ironic. Indivíduo que só sai à noite. / Lugar ermo do sertão. / Nome que em Alagoas dão à alma de certos animais (boi, cavalo). / No vodu antilhano, morto saído da tumba e que um feiticeiro põe a seu serviço.

Zumbi foi um herói que lutou pela liberdade não só do Quilombo dos Palmares, mas de todos os africanos escravizados. E por esse motivo eu prefiro lembrá-lo como um “Deus”, como sua mãe o chamou: Zambi.

Com respeito,
Preta é minha cor e era também a cor de Zambi!

Nabby.

domingo, 15 de novembro de 2009

Black Power

O slogan "Black Power" (Poder Preto) foi usado pela primeira vez no livro Black Power (1954) do escritor afro-americano Richard Wright.


Treze anos mais tarde a expressão foi popularizada por Stokely Carmichael, líder do movimento estudantil que pregava a não-violência na luta contra o racismo e pelos direitos iguais.
Já a expressão “negro”, diferente da palavra “preto”, foi usada dos tempos da escravidão até os anos 60 nos EUA e depois foi abolida por lá.

Black is my color.
Preta é minha cor.

Nabby.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Violência

As pessoas se preocupam tanto com a violência nas cidades brasileiras e acabam esquecendo que a violência não é só física, é verbal também.Quando usamos a palavra "negro" para: lista negra, dia negro, magia negra, sorte negra, miséria negra, ovelha negra, morte negra, humor negro, câmbio negro, vala negra, língua negra, mercado negro etc. E depois chamamos uma a criança de negra, isso também é violência. No Brasil a palavra "negro" é utilizada apenas para as coisas ruins. Negro não é cor nem raça. Apenas em espanhol negro significa cor.
Preta é minha cor!
Com respeito,
Nabby
 
Creative Commons License
Preta é minha cor! by Nabby Clifford is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. BlogBlogs.Com.Br Add to Technorati Favorites