quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quem inventou a “raça negra”?

Todos nós sabemos que foi Deus quem criou a raça humana. Esta raça é formada por pessoas com a cor da pele diferente, que são simbolicamente denominadas como branca, preta e amarela. A ideia de criar a raça negra surgiu na Idade Média, com o início da exploração do continente americano. O sonho dos europeus era que a escravidão durasse para sempre, e por isso “criaram” uma raça a qual pudessem escravizar e humilhar para sempre. A “raça negra” foi inventada pelos europeus, os africanos de cor preta existiam muito antes da escravidão e dos navios negreiros.
Não existe mais escravidão e por isso não pode existir mais o negro.

Preta é minha cor!
Com respeito,
Nabby.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Orgulho Preto

Durante os tempos difíceis da escravidão, quando os nossos antepassados tiveram uma rara oportunidade de fazer algo em sua própria homenagem, eles construíram uma linda igreja, em Salvador (BA) e lhe deram o nome de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.


A África possui a história mais antiga do mundo, passando por Abraão, Faraós, Chaka Zulu e Martin Luther King Jr., que sempre se declararam orgulhosamente como povo preto.
Escravidão foi uma nuvem negra que passou por nossa história e não significa que devemos continuar negros (escravos). Enquanto usarmos a palavra "negro" para definir a nossa identidade continuaremos "escravos" do passado.
Como já dizia o humorista Mussum: “Negão é o teu passadis!”.
Preta é minha cor.

domingo, 13 de setembro de 2009

Até quando?

No mês passado, o país inteiro assistiu pela tv o drama do afrobrasileiro Januário Alves de Santana, 39 anos. Num supermercado em São Paulo, ele foi tomado como suspeito de roubar seu próprio carro e levado até um quartinho onde foi espancado por cinco homens.
"Eles falaram que eu ia roubar o EcoSport e a moto. Quando disse que o carro era meu, eles batiam mais." Quando três policiais militares chegaram ao local, Santana explicou que seus documentos estavam no carro. "Eles riam e diziam: "sua cara não nega. Você deve ter pelo menos três passagens pela polícia negão."
Depoimento da esposa do Januário ao Jornal Nacional: "Acho que um negro não pode viver, não pode ter seus bens conquistados pelo seu trabalho, seu suor..."




" Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro..." (Gabriel Pensador)
 
Creative Commons License
Preta é minha cor! by Nabby Clifford is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. BlogBlogs.Com.Br Add to Technorati Favorites